terça-feira, 26 de julho de 2011

E o parabéns...


Luis, hoje eu brindo sozinha, mas quero dois copos!

Brindo à alegria diária, ao bom-humor na segunda-feira e o banho gelado matinal, ao som do Hino à Bandeira. Ao jogo de futebol perdido por causa do ataque de cavalos, à noite mais longa do mundo, por bebedeira e pentelhice, com a Magali de brinquedo na mão e o copo de cerveja na outra. Brindo aos brindes mil, que quebraram vários copos, ao barulho da latinha aberta, ao esconderijo no parapeito da janela.

Às horas de almoço mais legais do universo, aos papos mais evasivos, as conversas telefônicas que só a gente sabia ter. Aos "hum", "sim" e "não", que diziam mais do que qualquer frase longa e chata. Aos sinais de gangue, às massagens na perna, às tentativas de malhar, crescer e fortalecer. Aos passeios de bicicleta e aos cachorros-quentes, às mesas de sinuca, ao misto quente com guaraná em troca de silêncio. Aos momentos ruins, de briga, sem palavra alguma, só no olhar, que mata. Ao orgulho que corre na veia e transparece na postura e no silêncio. Ao silêncio.

Eu não deixo de brindar, todas as vezes que posso. Mesmo que seja só comigo mesmo, no meu canto. Eu brindo. E brinco, porque sem a brincadeira não teria graça alguma, é a nossa essência, é o que você me deu. Por isso eu também ergo meu copo e saúdo a piada - as piadas - e toda vez que alguém foi vítima do nosso veneno com marca registrada: Oliveira. Brindo à Mongaguá, que é sua, que você fez ser nossa, e que ninguém amou como você, e também os churros, os sonhos, as pipas, as pranchas e, ah, os jacarés! Os castelos de areia mixurucas, os corruptos e os longos dias de pesca!

Churrascos, música brega, ruim, em alto e bom som, pra irritar quem não gosta e pra envergonhar quem gosta mas não assume! Um brinde aos apelidos, Banana! Um brinde pra Lídia, filhote de morcego, bicuda, biju e Amendoim! Obrigada pelos Três Patetas, Etta James e filmes de Faroeste! Chapolin e Chaves, Um Maluco no Pedaço, Video Show e soneca. E Simpsons, sempre Simpsons.Um brinde à rivalidade esportiva e à afinidade musical; ao espírito aventureiro, às viagens de última hora e as de sempre. Um brinde ao seu ciúme!

Um brinde ao seu amor pelas coisas e à sua coragem!

Mil brindes pra mil lembranças. Nenhum brinde pra saudade. E meu reino pra poder fazer só mais um brinde com você.

Um comentário: