quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dá série: preconceito ou como falar sobre o que não se sabe



Luís, vem que eu to puta e quero um goró dos bons!

Há mais de um ano não passa um dia que eu não pense em balão. Não porque eu curta ser uma "criminosa" como muita gente gosta de dizer por aí, mas porque foi esse o tema escolhido pro nosso TCC. Tudo começou numa conversa despretensiosa a bordo do bom e velho Ana Rosa rumo a nossa querida Casperê Liberando. Yo e Carolis falávamos sobre possíveis temas e (en) calhamos nos balões. Ganhamos mais dois companheiros de empreitada e seguimos literalmente estrada a fora de olho no céu.

Meu pai foi baloeiro, bem antes de eu nascer, e por isso eu cresci ouvindo histórias de balão. Nada de queimadas, bandidagem, vagabundice e outros adjetivos que costumam acompanhar o tema. Balão é perigoso? É, mas pra quem não sabe soltar, é irresponsável e etc. Tem mil poréns, mil mas e entretantos e portantos nessa história que não vem ao caso. É uma lei que proíbe pela hipótese! Claro, vou lá sair prendendo um monte de gente que eu acho que tem perfil de assassino, só para garantir. Não abrirei espaço para discussões e regulamentações.

Cansei de ouvir que é crime, que não presta, que isso e aquilo. Porra! É foda. Incrível como tem gente que adora abrir a boca pra falar o que não sabe! As pessoas não tem um pingo de conhecimento e partem de um senso comum de araque, do que elas veem na mídia e querem opinar ou, na grande maioria das vezes, só destratar e xingar. Nunca sofri tanto preconceito por causa de uma opinião - e olha que nem balão eu faço. Tudo isso apenas por compartilhar uma teoria diferente da grande maioria: balão não é bandido! Balão não mata gente, não derruba avião, não estupra criancinha e não vende droga.

Parece que ninguém mais se lembra que nos anos 70/80 soltar balões era uma atividade comum. Ser baloeiro era um status e a festa junina era uma das épocas mais esperadas pelo ano. Os bairros viviam em comunidade, se juntavam nas ruas para ver eles subirem. Havia festivais, turmas e mais turma, que hoje tiveram que cair no anonimato. O Brasil é referência mundial no assunto, mas aqui é proibido. Enquanto em outros países, os chamados desenvolvidos, como Itália e França, não são apenas legalizados, como contratam brasileiros para produzir e soltar balões em seus países. O México é outro exemplo: grandes prêmios em dinheiro são oferecidos em festivais de balão! É uma arte milenar e apreciada, mas - como sempre - não sabemos valorizar o que temos de melhor aqui.

Nos últimos meses eu só conheci pessoas completamente apaixonadas por uma arte proibida. O maior gosto delas é colar papel, desenhar, pensar num projeto e sonhar de olhos abertos olhando pro céu. É clichê? Pra caralho! Mas quem se importa? O cara tem um sonho, uma admiração... Uma paixão! E é o tipo de coisa que não tem razão ou explicação. Você gosta e ponto final. E é complicado você viver na clandestinidade porque uma lei idiota e uma sociedade preconceituosa não enxerga que há possibilidades pra tudo.

Quantas pessoas morrem no trânsito POR DIA? Eu não vou pesquisar estatísticas, mas eu poderia afirmar que com certeza é mais de uma. E o balão, quantas pessoas ele mata? Ah, ok... é um crime ambiental. Qual o problema em legalizar, estabelecer normas e padrões, avaliar locais para soltura e identificar turmas? Assim os responsáveis serão punidos e todo mundo fica feliz! É de uma hipocrisia sem fim todos os anos ver decorações de festa junina com balõezinhos, crianças na escola aprendendo a desenhar eles e nos céus serem proibidos!

Balão é uma arte, é uma tradição familiar e é triste ver isso sendo jogado no lixo por um bando de desinformados. É incrível você ir todos os dias para uma faculdade de jornalismo, durante quatro anos, onde a Santa Liberdade de Expressão senta seu traseiro gordo no altar da charlatanice cultuado por alguns professores. Esses, um ou dois, que eu apontaria como as pessoas mais babacas que eu encontrei na vida. Gente que se diz jornalista, mas não checa um fato antes de abrir a boca imunda pra falar da atividade alheia. Não sabe que balão nunca derrubou avião. Aliás, se for comparar, quantas pessoas o tal "meio de transporte mais seguro do mundo" não matou em acidentes? Ah, foram exceções! Ué, balão que pega fogo também é exceção... nem por isso vi geral querendo proibir aviões de voar.

Cem por cento dos baloeiros que eu conheci soltam balões porque eles amam a sua arte, não para enfrentar uma lei capenga ou a sociedade. Mas, para enfeitar o céu com o que eles chamam de sonho, magia, fantasia e felicidade. Assim como eu e meu grupo falamos de balões não porque é a nossa arte. Mas, pelo prazer de calar a boca de todos os preconceituosos que encontramos e continuaremos a encontrar pelo caminho.

Obs: A vida como ela é: tive que jogar "balão probido" na busca do google para encontrar alguma imagem.

18 comentários:

  1. Lembrando também que nessa mesma faculdade de jornalismo que prega a liberdade de expressão, nós fomos quase proibidos de exercer a profissão de jornalista, que é a de mostrar sempre os dois lados de um fato, dando chance pra td mundo ter voz. E é assim que eles acham que ensinam algo pra nós...

    ResponderExcluir
  2. Como é triste viver na clandestinidade, mas é o que gosto de fazer... não me vejo fazendo outra coisa nas horas vagas que não seja BALÃO.
    Parabéns pela reportagem, totalmente imparcial, isso é o verdadeiro JORNALISMO.

    ResponderExcluir
  3. Pela primeira vez na minha vida vi alguem escrevendo e conseguindo passar exatamente o q é um sentimento de um Baloeiro... Realmente amamos o que fazemos, não somos criminosos, Nunca fazemos algo para dar errado... sempre gastamos horas, dias, meses, projetando e estudando para tentar realizar o Sonho de ve-lo subir sem causar danos pois as pessoas esquecem que q qnd algum desses provoca algum incidente tb estamos destruindo o que gastamos horas, dias, meses, projetando e estudando.

    Meus Parabens

    Márcio Cuca Rio.

    ResponderExcluir
  4. Sou geógrafo dedicado à pesquisa de questões ambientais. Confesso que, quando resolvi pesquisar o tema balão, sofri com a mesma saraivada de injúrias e preconceitos.

    Belo texto, gostaria ter acesso ao TCC.

    E a quem interessar:

    BALÃO DE PAPEL, AMBIENTE E SOCIEDADE: A ESPACIALIZAÇÃO DA ESTÉTICA DO EFÊMERO E OS DESDOBRAMENTOS CONFLITUOSOS DE UMA EXPRESSÃO CULTURAL BRASILEIRA.

    http://rapidshare.com/files/422123995/balao_papel_grochocki_maf.pdf

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto Aninha! Meu TCC também fala sobre algo que envolve paixão, mas que muitas vezes não lhe é creditado o devido respeito. Achei absurdo o que aconteceu com o seu grupo, e principalmente a atitude de certas pessoas que, como bem disse a Carol, quase impediram vocês de exercer a profissão de jornalista e mostrar o lado humano desta arte.
    Desejo toda a sorte do mundo, com a certeza de que vocês estão fazendo um excelente trabalho(pelo menos já mudaram as minhas impressões sobre o tema).

    Bjos,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  6. MEUS PARABÉNS PELO BELO TEXTO.
    ALEXANDRE CABRAL

    ResponderExcluir
  7. VEJA...
    WWW.PLANETABALAO.COM
    WWW.BALAOMANIA.COM.BR

    ResponderExcluir
  8. VEJA...
    paixaoproibidabal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo texto,perfeito em suas afirmações.Nossa classe precisa de mais vozes como a sua,como a do jornalista Carlos Heitor Cony,como a do Cel.Humberto Pinto,vozes públicas para dismistificar uma arte deturpada pela mídia sensacionalista ao longo dos anos.
    Gostei,esse é o caminho para a nossa sociedade,vemos ao longo do tempo o surgimento de alguns pontos de insurgentes aparecendo e indo contra a imposição ´´do senso comum de araque``,não apenas com relação a nossa arte,mas em relação a um todo.
    Daniel - RZL

    ResponderExcluir
  10. Fantastico !!!!

    disponibilize uma cópia do TCC ???

    isso é muito importante... ou melhor, pessoas com a mente de vcs é muito importante para o progresso da arte, se é que um dia não seremos mais perseguidos !!!!

    ResponderExcluir
  11. Show do Milhão!!!
    Parabens pelo texto, me deixou emocioando, realmente perfeita sua colocação!!! Parabens!!!
    VIVA O BALÃO JUNINO SEMPRE!!!!

    LÉO OSASCO

    ResponderExcluir
  12. parabens! maravilhoso.
    é muito dificil ver pessoas terem " coragem " de escrever algo como vc escreveu.
    vc nao solta.faz nem nada mais teve a oportunidade de conhecer um pouco nossa arte e ver o quanto somos discriminados por pessoas que assim como vc disse nao sabem sobre oque falam,nao tem o minimo conhecimento sobre oque e balao de verdade.
    tb gostaria de pedir uma copia do seu TCC.
    segue meu e-mail : viniciusmelorizato@hotmail.com
    http://www.flogao.com.br/cortabrisa
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=15737848494500066298

    ResponderExcluir
  13. Parabéns!!!
    Se vocês não tiveram boa nota, os professores
    não tiveram bom senso.
    Fiz, mas não faço mais, mesmo assim sou chamado
    de quadrilheiro, irresponsável e outros atributos negativos.
    Ser baloeiro está na alma, é tranformar papel e cola em arte, é a razão do inesplicável.
    Várias vezes sai cedo de casa para ver um balão
    subir, outras muitas vezes voutei tarde, pois fui ver um balão subir. Todas as vezes vi pessoas alegres e felizes.
    Quebrar preconceitos é muito difícil, ser jornalista é uma tarefa muito mais árdoa.
    Boa sorte e continuem, vocês estão no caminho certo.
    Samuca (PIPAS DE OURO)
    www.pipasdeouro.com

    ResponderExcluir
  14. Bom concluindo o seu otimo texto,
    O balão nao é visto como um avião porque o mesmo nao tem o mesmo capital e nao traz o mesmo lucro.sendo assim como sempre na sociedade brasileira o que tem a menor condicao finaceira na maioria das vezes e prejudicado!!
    Ps: Posso ate estar errado mas essa e minha opinião.

    ResponderExcluir
  15. Meus Parabens foi demais esse texto
    Resumindo isso é ser Baloeiro '

    "Viva sua vida ,viva seus sonhos ,viva o balão"

    Turma: Os Procurados / SP .L..

    ResponderExcluir
  16. Caralho... Pena que escolhi a área da saúde, logo um TCC com esse tema fugiria completamente do que os examinadores esperam de um futuro Profissional de Ed. Física. Mas saiba que tenho relatos e vivência mais do que suficiente pra "calar" a boca desses filhos da puta que só sabem caluniar, denegrir e generalizar a imagem dos baloeiros.
    Não sou um fanático defensor da liberação do balão, e sim, a favor de uma regulamentação.
    Vejo sangue nos olhos de certos apresentadores de telejornais ao mencionarem os supostos perigos que a soltura de um balão pode trazer pra sociedade.
    Queria poder convidá-los a conhecer os verdadeiros baloeiros, saber o processo de confecção de um balão, a amizade e os laços afetivos que são criados nessa "tribo" de defensores da arte. Apesar de serem na sua maioria pessoas "simples", com certeza passariam valores que a infância desses babacas, comendo hamburguer e jogando video game não foi capaz de ensiná-los...
    Desde já parabéns pelo excelente trabalho.
    NOTA 10!!! Rsrsrsrsssssssssssssssssssssss...

    ResponderExcluir
  17. PARA MIM BALAO É UM VICIO,GOSTO MUITO MESMO E FICO CABRERO QUANDO ALGUEM FALA PRA MIM QUE ISSO É UMA COISA PROIBIDA,CORTA ARVORES NA AMAZONIA,POLICIAIS MATANDO INOCENTE,POLITICOS DO MENSALAO TODOS NA RUA,ELES É QUEM SÁO OS CRIMINOSOS E O GOVERNO NADA FAZ,
    MAIS O BALOEIRO NAO É BANDIDO ENTÃO É FACIL VIR INVADIR SEDES POIS NAÕ TEMOS ARMAS SÓ PAPEL TESOURA E COLA ESSAS SÃO AS ARMAS QUE NOS MARGINALIZAM . KAREKA (EQUIPE LIBERDADE DE EXPRESSÃO)

    ResponderExcluir