quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Tá rindo do quê?


Chega dessa palhaçada de cumprimentar toda vez, que eu não sou apresentadora de programa dominical.

Tô no clima de protesto. Eu sempre fui o que se pode chamar de "engraçadinha" ou "metida a engraçadinha" para aqueles que não curtem uma pessoa que faz piadas. E até curto, nunca neguei essa minha raiz meio cômica. Mas acho que tudo tem um limite, né? Galera acha que a gente é PALHAÇO.

Sabe aquele pessoal que te cutuca com o cotovelo e diz "Ow, conta uma piada ae" ou "fala alguma coisa engraçada"? Pois é. Esse pessoal aí é que acha que a vida é circo e os outros são palhaços. E isso é pior ainda quando você é que nem eu e faz parte de um estereótipo conhecido mundialmente: o gordinho engraçado.

Existem vários tipos de gordinho. O engraçado, o bobo - que ri de tudo -, o nerd que só joga no PC e aquele que quer se encaixar de qualquer jeito e por isso fica pra lá e pra cá de cachorrinho dos outros.

Ah! Sem contar no típico gordinho de filme de terror, que SEMPRE morre comendo ou tentando fugir (como é gordo, ele fica pra trás, tem dor aqui do ladinho do corpo ou tropeça numa raiz de árvore).

Acontece que há dias em que você não quer ser o (gordinho) engraçado. E simplesmente quer ser ranzinza e resmungar palavrões pelo cantinho da boca.

Eu tenho vontade de, um dia, quem sabe, arrumar uma briga com alguém desconhecido em um bar, em uma situação como a seguinte: estou com meus amigos, curtindo uma good vibe, trocando altas ideias, e dando boas risadas. Até que o estranho do outro lado do balcão olha pra você e ri.

E aí, meu amor, é a HORA DA GLÓRIA. Você que, no fundo, não quer fazer social com ninguém porque já tá mais do que satisfeito com suas companhias, vira pro indivíduo e fala: TÁ RINDO DO QUÊ? TENHO CARA DE PALHAÇO POR ACASO?

Aí você quebra uma garrafa na mesa (né, Maria?) e começa a DUELAR. Quem sabe um dia, né?

É muito complicado quebrar o estigma de engraçadinho, porque aí tudo que você fala é levado como piada, tudo que você faz é interpretado como se fosse um esquete do Zorra Total. Chega um ponto em que você não pode nem levantar que nego já pensa que é show de Stand-Up Comedy.

Sou Jerry Seinfeld não, rapá! Se pelo menos me pagassem...

No fundo é tudo culpa sua - minha, no caso, já que o desabafo é meu. Quem mandou um dia querer ser engraçadinho?

Aproveitando o gancho, vou colocar dois vídeos aqui que exemplificam situações distintas de GRACINHA.

1. Típica pessoa PENTELHA que CURTE ser engraçadona, mas, no fundo, deixa a galera numa BAD fenomenal e num climão desses de "tô rindo pra não perder o amigo"



2. Situação em que você já sofre com o estigma do palhaço. A intenção é boa, mas ninguém leva a sério.


Nenhum comentário:

Postar um comentário