segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Coadjuvando


Boa noite pra você que anda dormindo sentado no chão do quarto porque tá calor demais e você tem preguiça de subir na cama!

Tô aqui fazendo o que faço de melhor: cagada. E não cagada literal, dessas que só Ana Maria entende bem. Minhas cagadas são tipo tentar pegar o brócolis com a colher e derrubar atrás do fogão, colocar adoçante na ÁGUA e ficar tentando pausar o DVD quando, na verdade, o que tá passando é Tela Quente. Sim, fiz tudo isso na última hora.

Mas não vim aqui falar disso... Vim falar de algo que muito me incomoda. Todo mundo diz que a vida é um filme e cada um é o protagonista da sua. Acho que faz sentido, mas se for analisar friamente, eu acho uma bela de uma bobagem porque nem sempre - e pra mim é NUNCA - o protagonista é o melhor do filme.

Querem exemplos? Batman. Beleza, o cara é o homem-morcego, tem um cinto de utilidades foda, nasceu sem poderes, dirige um carro LOUCO e pega a mulherada gostosa. Ele tem tudo pra ser O FODA do filme. Tem mesmo, mas não é. Eis que lhes apresento o Coringa. E nem preciso dizer mais nada, né? Rouba a cena, é engraçado, inteligente e diverte muito mais do que o Cavaleiro das Trevas.

Novelas e séries são exemplos perfeitos também! Nem todo mundo se lembra de Helena, em Por Amor, mas com certeza galera sabe NA HORA se você perguntar assim: "Gente, lembra da Laura Cachorrona?" ou até mesmo "E o Tonho da Lua, hein? Lima Duarte arrasou. Só num ganhava do Cadeirudo". O que dizer de Mussum e Zacarias? Tudo bem que os Trapalhões não tinha "protagonista", mas Didi e Dedé eram os "pop". No queridíssimo de todos "Chaves", que me perdoem os vanguardistas, mas o homônimo não era páreo para Chiquinha ou até mesmo Jaiminho, o carteiro.

Todos coadjuvantes. Tô dizendo, gente! Coadjuvante é vida! Até em filmes sobre Jesus Cristo ele não é o mais cool. Olha, já vou dizendo que não tô fazendo apologia ao satanismo, nem me denominando descrente. Celebro o Natal, amo Jesus, mas e Judas? Só se fala nele! Em filme da Paixão de Cristo tem muita Maria Madalena e Mel Gibson roubando a cena!

Por isso que eu digo: bobagem isso de "ser o protagonista da sua vida". Claro que serve pra você se auto-afirmar, mas é pura lenda urbana. Mais vale um bom coadjuvante na mão do que dois protagonistas filosofando! É que nem ser vilão, você tem um papel de ser engraçadinho, sagaz, muitas vezes charmoso de modo peculiar e sempre tem as melhores tiradas. Quer mais o quê?

Agora, se vocês me dão licença, vou ali ensaiar. Até porque, coadjuvante também ganha Oscar!

2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=gHR6nNnKIq8

    "in reservations at 8" "thank you for the words"

    eu tenho um comentário psicanalítico pra fazer, mas é pesado pra um simples momento de "gorjeta". depois eu falo.

    beijo.
    obs. adorei o post

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHAH esse tb é ótimo: http://www.youtube.com/watch?v=Nl9-Qr0ANB8&feature=related

    ResponderExcluir