segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cervejas chiques ou puras?

China, trás aquela que matou o vigia!

Após um dia fatídico no China - conhecido boteco de São Paulo que tem o nome de 9 Dragões, o que pouco importa. Na verdade é complicado dizer isso, pois, todos os dias no China são assim, sempre acontece algo, para o bem ou para o mal (desculpe o maniqueísmo). Sem mais devaneios, vamos ao que interessa.

No dia em que comecei o parágrafo anterior vi algo assustador, assombroso. Estava eu com meu filho bebendo no China quando vi o Luis, o garçom, retirar uma cerveja importada do freezer. Foi tão traumática a cena que nem lembro o nome da cerveja e, muito menos, contei ao meu filho o acontecido. Depois disso fiquei pensando com meus botões - sim, eu estava de camisa -, o mundo mudou, mas precisavam mexer no meu paradigma.

Bom, depois do caso e da postagem da Pequena, resolvi refletir sobre essas loiras - quando não ruivas, morenas ou negras - nobres. Quando jovem, eu achava ridículo gastar alguns reais a mais por uma cerveja melhor, hoje, penso diferente. Ainda mais depois de conhecer a tal da Lei de Pureza. Essa lei, denominada Reinheitsgebot, foi criada, em 1516, pelo duque da Baviera, Guilherme IV. Após uma colossal ressaca de tal nobre, ele resolveu definir parâmetros nos ingredientes da bebida para determinar o que poderia ser considerado cerveja. Uma vez que naquele momento faziam-se muitas misturas nas receitas, que iam de cal até fuligem. Resumindo, a composição da cerveja deve ter, somente, água pura, malte, lúpulo e fermento (este foi adicionado depois, pois, não era conhecido no momento da criação da lei). Ou seja, nossas cervejas comuns não são consideradas como tal na Alemanha, pois, são feitas com cereias não maltados e carboidratos. Como disse um amigo farmacêutico: "Os caras no Brasil põe açucar na cerveja, tipo bebida de mulher. Você acha que isso é bom?"

Feita a devida interrogação, parto para outra: qual é a sua cerveja preferida? A minha, é a Hoegaarden. É uma witbier belga (Degustarei dela em outra passagem). Nacional, gosto muito da Baden Baden Red Ale, com seus 9,2% de graduação alcoólica.

China, fecha agora, mas aquela coca na mesa não é nossa, não!

Um comentário:

  1. HAHAHA "estava com meu filho", "os caras no brasil PÕE". ai clap clap pra vc.

    adorei a lição de cerveja tb, que em breve esquecerei.

    ResponderExcluir